sexta-feira, 14 de março de 2008

Meu rio dourado

Eu já fui filho de um rio,
Na idade de menino,
E tantas vezes com frio,
Enfrentei o meu destino.
Nadei entre as suas margens,
Embalado pela corrente,
Foram tantas as viagens
Que eu lembro saudosamente.
Eu já fui filho de um rio,
Que me ensinou a usar
Um anzol com um fio,
Para o peixe eu enganar.
Eu já fui filho de um rio
Que corre bem-humorado,
Num leito que não é esguio,
E nas margens é escarpado.
Sentei-me um dia a mirar
O fim do entardecer,
E vi a água a brilhar
Com as cores do anoitecer.
E foi quando eu estava ali
Sentado a contemplar
Aquele simples tesouro,
Que finalmente entendi,
Porque lhe quiseram dar
O belo nome de Douro.
Hoje, quando eu mergulho
Nas águas da minha infância,
Consigo ouvir-lhe o barulho,
Ainda lhe sinto a fragrância.
Eu nasci à beira-rio,
E ali fui educado,
Quando me lembro… sorrio,
Passei lá um bom bocado.
Se eu voltar a nascer
Noutra cidade ou país,
Certamente vou querer ser
Filho de um rio feliz.
Eu já fui filho de um rio,
Não vai dar para o negar!
Mas… quando chega o Estio,
Eu sou amante do mar!

2 comentários:

Anónimo disse...

Por um grande homem foi escrito
Por um menino foi sentido
Não é só um poema...é um conto
Só posso dizer que está lindo


Alexandra Meireles

Anónimo disse...

Continuo e continuarei a dizer que tens o dom da palavra...adorei! Beijosss :-*

Acerca de mim